terça-feira, 27 de maio de 2008

CADÊ O DANIEL? RJ




ANO | 2008
REALIZAÇÃO | ANDRÉ SICURO, LUAR GRINBERG, ALICE SICURO.

O ENCONTRO, A SAUDADE, A IDÉIA, O FILME

No dia 31 de maio de 2007, noite de Lua Azul, nós estávamos na Lapa assistindo ao show dO Chico. Eufóricos por causa da Lua, começamos a interagir, a dançar e conversar com as pessoas, quando conhecemos o Daniel. Ele estava no bar da esquina do Asa Branca, com sua mãe e a tia Lucinha.

Com uma câmera digital filmamos e fotografamos alguns momentos do encontro, ele estava com um nível de interação superior ao do resto das pessoas naquela noite, talvez fosse a Lua Azul... mas depois de muita conversa o Daniel teve que ir embora com a tia Lucinha e esquecemos de trocar telefones!

Nos dias que se seguiram, o Daniel era assunto freqüente e imaginávamos o que poderíamos fazer para reencontrá-lo. Daí tivemos a idéia.

Colar cartazes! Decidimos espalhar cartazes com a foto dele por aí, nos lugares que talvez ele freqüentasse: cinemas, teatros, metrô, Lapa... Até sermos motivados por outro impulso: o MOLA (Mostra Livre de Artes - Circo Voador).

A brincadeira virou um filme. Adotamos o burlesco, a fantasia, explorando as mídias, a espontaneidade das pessoas nas ruas e a possibilidade de realizar um filme no qual a conclusão fosse gravada ao vivo, em frente à platéia.

No fim das contas nos apaixonamos mais pelo projeto que pelo Daniel e ele se tornou apenas o ponto de partida pra uma história de obsessão, humor e magia negra.

Este vídeo foi produzido por acaso.
Mas acaso não existe.
Todos os personagens são reais com exceção da Cigana e da Louca.

contato | andre.sicuro@gmail.com

UM VÍDEO POR SEMANA, PARTICIPE!


O blog do CUCA inicia uma nova sessão de interação com seu público. Para saber, reunir e mostrar as mais variadas produções audiovisuais da juventude brasileira que hoje vivem um dos momentos mais férteis para as produções de baixo orçamento ditas independentes, mas que também apostam no fortalecimento de um mercado alternativo que garanta sua circulação é que toda semana a partir de agora organizaremos uma coluna audiovisual selecionada da internet.
Enquanto não podemos postar diretamente na TV CUCA, mas com a necessidade sempre crescente de ampliar o fluxo de conteúdos do canal do CUCA e de fortalecer a troca entre a vasta e diversa rede cultural da juventude, é que pedimos o seu "link". Bote o seu que eu boto o meu!
O espaço é aberto a todos cuqueiros, estudantes de artes, artistas populares, movimentos sociais e culturais e demais parceiros que queiram mostrar seus trabalhos, vender seus peixes, saber o que mais rola por aí ou mesmo uma simples dica de algum vídeo que viu pelo mundo da internet.
A boa e divertida primeira provocação de estréia do canal trata-se do curta "cadê o Daniel?", dos estudantes de cinema da Federal Fluminense que não "se enganam" e abrem a sessão do blog. O filme foi exibido no mola do Circo Voador.
Indique também o seu....vale tudo...ficção, documental, video-arte, feito de celular, em sala de aula, um momento curioso, noticias regionais, tudo... só não deixe de participar!
Envie seu link e ao menos um parágrafo explicativo para blogcuca@gmail.com e boa sessão!